sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

premio nobel

Premio Nobel
Os Prémios NobelPE ou Prêmio NobelPB foram instituídos por Alfred Nobel, um industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. São atribuídos anualmente no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, inventaram técnicas pioneiras, ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Alfred Nobel ficou chocado ao ver a edição de um jornal que noticiou a morte de seu irmão como sendo a sua, e inventou uma forma de ser lembrado. Criou prémios para que fossem concedidos àqueles que serviram ao bem da Humanidade, mais propriamente àqueles que proporcionaram à Humanidade benefícios no campo da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Nobel nunca criou um prêmio para economia, embora muitos economistas famosos afirmem terem recebido o Nobel de Economia (essa confusão acontece devido ao Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel).
Os prêmios são concedidos numa cerimônia formal em Estocolmo, anualmente em 10 de Dezembro, a data em que Alfred Nobel faleceu. Excetua-se o Nobel da Paz, que é entregue em Oslo. Entretanto, os nomes das pessoas laureadas são anunciados em Outubro pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha para os prêmios. A Fundação Nobel, a entidade administradora dos fundos do prêmio, com sede em Estocolmo, não está envolvida na seleção dos vencedores.
O prêmio consiste numa medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros ou dólares). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras.
Os prêmios são concedidos anualmente desde 1901 para realizações em:
Prêmio Nobel da Física (decidido pela Academia Sueca Real de Ciências)
Prêmio Nobel da Química (decidido
pela Academia Sueca Real de Ciências)
Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina (decidido pelo Karolinska Institutet)
Prêmio Nobel da Literatura (decidido pela Academia Sueca)
Prémio Nobel da Paz (decidido por um comité designado pelo parlamento norueguês)
O Prêmio Nobel é concedido sob várias condições: um prêmio pode ser ganho individualmente ou repartido entre até três pessoas no máximo, ou pode não ser concedido em determinado ano, o que permite a concessão de dois prémios da mesma categoria no ano seguinte. Além disso, o prêmio, num determinado campo, pode ainda não ser concedido por um certo número de anos, caso que ocorreu mais frequentemente com o Prêmio Nobel da Paz .
Em 1968, o Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia, instituiu o "Prêmio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel", que é incorretamente referido pelos economistas como um "Prémio Nobel da Economia". Este prêmio não tem nenhuma ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco. Os vencedores deste prêmio são também escolhidos pela Academia Sueca Real de Ciências, tendo o primeiro vencedor sido galardoado em 1969. A frase estratégica em memória de Alfred Nobel é a causadora da confusão. A família Nobel não aceita o prémio como tal e em 1968, a decisão foi tomada de não se introduzirem mais prêmios em memória de Nobel no futuro. Nobel foi um empresário criticado pela sua produção de produtos bélicos e de ter sido um monopolista, e é curioso que o tenham homenageado por estes feitos. Em todo o caso, o "prêmio Nobel da Economia" é entregue na mesma ocasião que os prêmios originais.
[editar] Crítica
Para alguns, há certo depreciamento atual quanto à entrega dos prêmios. O Prémio Nobel da Literatura tem sido alvo de críticas por sua utilização como "arma política". A premiação de Elfriede Jelinek devido "ao seu fluxo musical de vozes e contra-vozes em novelas e peças que, com extraordinário zelo linguístico, revelam o absurdo dos clichés da sociedade e seu poder de subjugo" e Harold Pinter têm mais de certo "protesto" quanto merecimento ao prémio. Ambos são críticos ferozes do governo de George W. Bush na presidência americana.
[editar] Curiosidades
Existem rumores de que a não existência de um prêmio Nobel de Matemática deve-se ao facto de que uma mulher relacionada a Alfred Nobel, supostamente uma amante, ou uma mulher a quem Nobel tenha proposto noivado, ter tido uma aventura amorosa, ou tê-lo preterido por um matemático. Entretanto não há evidências históricas para confirmar estes rumores, e Alfred Nobel nunca foi casado, as fontes dessa informação não são seguras.
Em 1991, foi criado o prêmio humorístico anti-Nobel (o IgNobel), fundado por Marc Abrahams, também sem nenhuma ligação com Alfred. O prêmio distingue trabalhos que não podem ou não devem ser reproduzidos, representando a oportunidade de reunir na Universidade de Harvard uma série de cientistas. Existem os IgNobel da Paz, de Medicina, da Química, da Física, da Matemática, da Nutrição e de outras áreas variáveis consoante o tema do trabalho científico "galardoado".

[editar] Ligações externas
História e Curiosidades
História do Prémio Nobel
O Prêmio Nobel
[editar] Bibliografia
The politics of excellence, beyond the nobel prize; R. Friedman ; 2002
Nobel Century: a biographical analysis of physics laureates, in Interdisciplinary Science Reviews, by Claus D. Hillebrand ; June 2002; No 2. p.87-93
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Nobel"
Categorias: !Artigos destacados Prémio Nobel Prêmios de física Prêmios de química Prêmios de medicina Prêmios de economia
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este programa
www.premionobel.com

Sem comentários: